O Campeão da Eficiência Energética

Julho 13, 2012  | Publicado na categoria: Ligações Úteis | Comente! »  

A iniciativa “Nós Pela Energia” dinamizado pelo Nós Pela Natureza, projecto promovido em parceria pelo Município de Ponte de Lima e pela Associação Empresarial, encerrou, no passado dia 26 de Outubro, na Vila Moraes, com a realização de um workshop dedicado ao tema “Racionalidade e Eficiência Energética nas Empresas“.

Na sessão de abertura esteve presente a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Estela Almeida, que referiu que o Nós pela Natureza é um projecto que pretende criar condições de incentivo aos empresários do concelho de Ponte de Lima, no sentido de impulsionar a sua participação activa na concretização de determinados objectivos ambientais. Acrescentou ainda que a iniciativa “Nós pela Energia” foi integrada nas acções do Pacto de Autarcas, apresentado à restauração e instituições parceiras na passada semana.

Na sua intervenção o Presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima, Filipe Lopes, deu o mote para o debate dizendo que “O Mundo está a mudar, pelo que é preciso pensar global e agir local“. Alertou ainda para factos concretos tais como “Prevê-se que as reservas de petróleo acabem dentro de 50 anos“, que “De acordo com a Divisão de População das Nações Unidas seremos 7 biliões até ao final deste mês” e que “As reservas de água estão a escassear diariamente“. Lançou depois o desafio “Mas o que é que nós, agentes locais de um problema global, podemos e devemos fazer?“, e respondeu “Podemos e devemos educar e sensibilizar para a racionalização dos consumos de recursos naturais, de água e de energia no sentido de reduzir ao mínimo a nossa pegada ecológica no planeta“, acrescentou finalizando “É isto que o Projecto Nós pela Natureza pretende fazer, e faz, na sua intervenção“.

Tomou depois a palavra o Vice-presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima, Paulino Maganete, que apresentou os oradores e mediou os painéis temáticos, que contaram com a presença de oradores especializados em várias áreas do sector energético.

Na plateia estiveram presentes empresários do concelho de Ponte de Lima, na sua grande maioria do sector da Restauração e Bebidas.

A sessão terminou com a entrega de Prémios do Concurso “O Campeão da Eficiência Energética“, acção integrada na mesma iniciativa. Foram atribuídas três menções honrosas em ex aequo ao terceiro lugar, conquistadas pelos estabelecimentos Café Foral da Sorte, Restaurante Katekero e Restaurante S. Nicolau. O segundo lugar foi conquistado pelo Café Pica-Pau. O grande “Campeão da Eficiência Energética“, que recebeu esta chancela, foi o estabelecimento River View, estabelecimento que apresentou as melhores práticas de racionalidade e eficiência energética.

No final da entrega de prémios aos participantes, o Vice-presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima, Paulino Maganete, agradeceu aos parceiros da iniciativa, designadamente à Associação Cultural “Unhas do Diabo“, convidou os participantes a visitar a exposição de equipamentos de produção de energia através de fontes renováveis e encerrou a sessão.

Termina assim a iniciativa Nós Pela Energia, que teve como principal objectivo despertar a atenção dos empresários do concelho de Ponte de Lima para a problemática da eficiência energética e da energia sustentável, tema que no próximo ano receberá especial atenção da Organização das Nações Unidas, que declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Protected by WP Anti Spam

Notícias via E-mail

Receba as últimas notícias do Ponte de Lima 2020, no seu e-mail!

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter
Copyright © 2017. All Rights Reserved by Município de Ponte de Lima. Designed in Wordpress.