Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – Jardim mais votado é a proposta Irlandesa ‘Jardim da abundância’

Novembro 15, 2012  | Publicado na categoria: Ambiente em Ponte de Lima, Festival Internacional de Jardins, Pacto de Autarcas | Comente! »  

Os visitantes do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima votaram maciçamente no Jardim da Abundância, proposta Irlandesa que apresentava um lugar de conexão e conversa, onde o jardim é um lugar para trabalhar, brincar e relaxar, cheio de luz, sombra e fragâncias, mas sobretudo um lugar onde se cultiva, se cozinha e se desfruta a comida.

Da autoria de Eugene Boyle e Carol Melody, esta proposta captou a preferência dos visitantes, registando 34,3% a maior incidência de sempre.

O “Jardim da Abundância” continha uma rica diversidade de plantas comestíveis oriundas de contextos agrícolas e domésticos, celebrando um estilo de vida sustentável num equilíbrio com a natureza. A sua forma escultórica e fundamento orgânico inspiram-se nos temas cíclicos das estações, do crescimento, do microclima e dos sistemas naturais, dos quais a horta é dependente.

De acordo com o regulamento do Festival Internacional de Jardins, o mais votado mantém lugar cativo durante a próxima edição, completando as 11 onze novas propostas que vão compor o Festival em 2013, sob o lema “Jardim dos Sentidos”.

Em segundo e terceiro lugar, estão duas propostas Ibéricas, respetivamente, o jardim português “+ Zoom – Uma realidade Aumentada” com 13,8% e o “Jardim Plástico” da Espanha com 11,4%.

A proposta portuguesa materializada através de uma pizza gigante apela a todos os sentidos, tal como a “arte de cozinhar”, transmitindo todas as carateristicas distintivas desta arte, como os aromas, as texturas e as cores.

Esta criação explora todos os sentidos, associando as “boas práticas” da dieta mediterrânica à criação de um jardim Mediterrânica porquê? Primeiro, porque é considerada uma das dietas mais equilibradas pelas suas qualidades nutritivas. Segundo, porque o Mediterrâneo pode ser considerado uma espécie de oásis, com a natureza em todo o seu esplendor, plena de sol, prados e mar, reflectindo-se tudo isso também na “arte de cozinhar”, repleta de cor, fragrâncias e sabores, segundo as autoras da ideia Ana Almeida e Ângela Fonseca.

O jardim Espanhol Jardim de Plástico remeteu-nos para uma sopa de sensações, cozinhada numa enorme panela e servida em pratos e tigelas.

Jardim Plástico procura a qualidade estética como objectivo principal – aquilo que, vulgarmente, se designa de arte pela arte.

Tal como numa história infantil ou num filme de ficção, esta proposta é um projecto plástico que renuncia às formas puras e cria sonhos. Os autores do Jardim de Plástico são António Carvalho e Maria Mallo.

 

 

1º lugar: Jardim da Abundância

2º lugar: + Zoom – Uma realidade Aumentada

3º lugar: Jardim Plástico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Protected by WP Anti Spam

Notícias via E-mail

Receba as últimas notícias do Ponte de Lima 2020, no seu e-mail!

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter
Copyright © 2018. All Rights Reserved by Município de Ponte de Lima. Designed in Wordpress.