Município de Ponte de Lima apresenta Pacto de Autarcas

Julho 11, 2012  | Publicado na categoria: Ligações Úteis | Comente! »

O Município de Ponte de Lima apresenta no próximo dia 20 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o ‘Pacto de Autarcas’, com a colaboração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho. Para o efeito estão previstas duas sessões de informação, às 15h30 e às 17h30, dirigidas a todas as entidades/instituições com actividade no Concelho, assim como a toda a sociedade civil de Ponte de Lima.

O Pacto de Autarcas‘ é um movimento europeu, de cariz voluntário, que envolve autoridades locais e regionais no combate às alterações climáticas, mediante a adopção de medidas pro-eficiência energética e/ou que promovam o aproveitamento de fontes de energia renováveis, e que conta já com mais de 2900 signatários.

Com a adesão a esta iniciativa, em Dezembro de 2010, o Município de Ponte de Lima comprometeu-se a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) no seu território em, pelo menos 20% até ao ano 2020. Para o efeito está em curso a elaboração quer do Inventário de Referência das Emissões quer do Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética (documento de índole estratégica que integra o conjunto de medidas cuja implementação acarretará uma melhoria do desempenho energético-ambiental do Concelho de Ponte de Lima), entre outros compromissos assumidos.

Dado tratar-se de um plano para a totalidade do território, é importante a participação de todos os que residem e/ou operam em Ponte de Lima na elaboração do referido Plano de Acção.

Porque o contributo de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa, o Município de Ponte de Lima conta desde já com a sua presença e participação!

Se já adoptou ou pretende vir a adoptar alguma medida de eficiência energética na sua residência/empresa no período compreendido entre 2003 e 2020, deixe o seu contributo através do preenchimento do inquérito aqui disponível (PDF | 590 kb).