Movimento Ponte de Lima 2020

Dezembro 07, 2012  | Publicado na categoria: Pacto de Autarcas, Ponte de Lima is ENGAGEd! | Comente! »  

Ponte de Lima 2020 é o lema escolhido para um movimento que se pretende transversal ao concelho, visando a concretização do objetivo da redução das emissões de CO2 em 20% até 2020, o qual resulta da adesão do Município de Ponte de Lima ao movimento europeu do Pacto de Autarcas. Este comprometeu-se a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) no seu território em, pelo menos 20% até ao ano 2020.

O “Pacto de Autarcas” é um movimento europeu, de cariz voluntário, que envolve autoridades locais e regionais no combate às alterações climáticas, mediante a adopção de medidas pro-eficiência energética e/ou que promovam o aproveitamento de fontes de energia renováveis, o qual já conta com mais de 2900 signatários

Neste sentido, o Município de Ponte de Lima acaba de disponibilizar este website, através do qual se promovem os eventos, iniciativas e notícias associadas ao movimento Ponte de Lima 2020.

Uma das ações associadas a este movimento passa pela participação na iniciativa Ponte de Lima is ENGAGE, que visa a disponibilização de posters ENGAGE com mensagens de sensibilização dos cidadãos para as questões ambientais e energéticas, servindo como boas práticas e exemplo de participação cívica da comunidade. A sua participação é indispensável para o sucesso do projeto, uma vez que através dos posters podemos ampliar o nosso compromisso com o ambiente. Até ao momento, entre funcionários do Município e cidadãos, já foram criados mais de 40 posters.

Para a efectiva concretização destes objetivos é fundamental a participação ativa de toda a comunidade, à qual também aderiu o projeto Nós Pela Natureza, criado através de uma parceria estabelecida entre o Município e a Associação Empresarial de Ponte de Lima, e cuja missão é a optimização dos recursos utilizados pela sociedade, a minimização dos impactos ambientais decorrentes do exercício das suas actividades quotidianas e o reconhecimento, conferindo para o efeito notoriedade e visibilidade de todos aqueles que aderem voluntariamente.

A implementação deste projecto assenta num sistema de certificação, “Nós pela Natureza”, que envolve vários níveis de compromisso ambiental, e significam, essencialmente, a diminuição da produção de resíduos, o aumento da percentagem de resíduos reciclados e a redução dos consumos de água e energia.

Seja mais um a apoiar o movimento Ponte de Lima 2020, à qual todos podemos e devemos aderir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Protected by WP Anti Spam

Notícias via E-mail

Receba as últimas notícias do Ponte de Lima 2020, no seu e-mail!

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter
Copyright © 2021. All Rights Reserved by Município de Ponte de Lima. Designed in Wordpress.